Entrevista publicada em 11/05/2018 por Eder Fonseca em Negócios
 
 

“A Blindex é uma marca forte”
Alderlan Vitalino – Diretor nacional da Blindex®

Alderlan Vitalino

A Blindex®, marca que é conhecida nacionalmente por ser sinônimo de qualidade em vidros há quase 70 anos, estará presente na 13ª edição da Glass South America, Feira Internacional de Design e Tecnologia em Vidro, com dois estandes, muitos produtos e seis lançamentos. A Glass é o evento mais importante do mercado, que apresenta as principais novas tecnologias e soluções. O estande principal é cooperado com 10 empresas licenciadas que fabricam produtos que levam a credibilidade e a marca da Blindex®. Nos últimos anos, a empresa precisava se reinventar, trabalhou muito forte no licenciamento e o resultado foi um crescimento significativo, de mais de 150%, no número de empresas licenciadas, passando de cinco em 2011 para 14 em 2018. Durante o evento, a Blindex® e seus licenciados mostrarão aos visitantes da Glass 2018 que eles podem encontrar tudo em um único estande quando o assunto é envidraçamento com segurança e qualidade. No comando da empresa, está o executivo Alderlan Vitalino, que iniciou a carreira em organizações do setor automotivo como Ford e Pilkington. “Nosso departamento de Marketing se mantém atento às tendências e trabalha em conjunto com diversos institutos de pesquisa para coletar, organizar e compreender os dados do mercado, convertendo-os, muitas vezes, em novos produtos e soluções que atendam às necessidades dos consumidores”, afirma o diretor da organização.

 

No mercado você é conhecido com um grande estrategista. Existe a estratégia perfeita ou sempre deve estar pronto para o imponderável?

Não existe estratégia perfeita e sim, devemos estar sempre prontos para minimizar os impactos negativos dos fatores incontroláveis ou imponderáveis que impactam o negócio. Assim como devemos estar preparados para maximizar os resultados positivos que surpresas agradáveis possam nos trazer, já que a imprevisibilidade não age apenas para o mal. Saber adaptar ou mesmo mudar a estratégia pode parecer algo desnecessário em alguns modelos, mas não podemos desconsiderar o fato de não existir resultado que não possa ser melhorado.

 

Como os seus caminhos foram trilhados até chegar neste mercado?

Minha carreira iniciou no setor automotivo, em empresas como a Ford e Pilkington o que me preparou muito para lidar com oscilações constantes do mercado. A migração do setor de vidros automotivos para a construção civil foi um processo natural dentro da dinâmica nas grandes empresas multinacionais. Eu encaro a responsabilidade do gerenciamento da marca Blindex no Brasil como um prêmio e uma grande oportunidade para por em prática a experiência de mais de 15 anos no setor vidreiro.

 

Quais as responsabilidades em se dirigir uma empresa como a Blindex?

Dirigir uma empresa cuja a marca é um sinônimo de produto requer uma grande habilidade de reinventar o tradicional. Garantir a perenidade da marca sem torná-la “velha” é o maior desafio.

 

A Pilkington (controladora da Blindex) é uma multinacional inglesa. Quais valores você sente que são inerentes da empresa em qualquer parte do mundo?

Segurança, integridade, ética, respeito e profissionalismo são valores norteadores das atividades da empresa em qualquer parte do mundo.

 

Como avalia a atuação da Blindex no mercado brasileiro?

Ao longo de seus 67 anos de história, a Blindex se consolidou como a principal marca de vidro de segurança do país. Em todos esses anos, a Blindex manteve seus padrões de qualidade e atendimento ao cliente em todas as suas áreas de atuação, chegando ao ponto de tornar-se sinônimo de produto quando se fala em vidro de segurança temperado e Box para banheiro.

 

A oscilante economia do país, prejudicou o desempenho da empresa em algum ponto?

Me parece um pouco excessivo afirmar que o cenário de instabilidade econômica vivenciado diariamente no Brasil tenha prejudicado o desempenho da Blindex, até porque temos trabalhado de forma sistemática para manter a empresa saudável na realidade que se apresenta no país. Não há dúvida de que a instabilidade torna qualquer atividade empresarial ainda mais desafiadora, mas em momentos de turbulência, podemos nos voltar para dentro do negócio e fazer uso de nossa capacidade de reinvenção, explorando novas áreas de atuação para a marca, novos produtos e novos mercados.
O diretor nacional

Tendências: O diretor nacional da Blindex®, Alderlan Vitalino (Foto: Divulgação/AP)

 

A Blindex tem uma extensa linha de produtos. Como se dá a pesquisa desses produtos até o seu lançamento?

A Blindex é uma marca muito forte e que possui grande elasticidade em relação a produtos e serviços que de alguma forma se relacionem com a origem fundamental da marca, que são os vidros. Nosso departamento de marketing se mantém atento às tendências e trabalha em conjunto com diversos institutos de pesquisa para coletar, organizar e compreender os dados do mercado, convertendo-os, muitas vezes, em novos produtos e soluções que atendam às necessidades dos consumidores. O resultado é uma linha de produtos cada vez mais ampla e mais completa.

 

Quais falhas são imperdoáveis na Blindex em relação ao relacionamento com clientes e parceiros?

A falha é inerente àquele que faz, que produz, que executa. O imperdoável nesse caso seria o não fazer, não produzir, não executar. Negligenciar o cliente ou o parceiro é imperdoável, mas desse mal a Blindex não sofre.

 

Diversificar é a palavra de ordem na Blindex?

Eu diria que o termo de ordem seria “satisfazer o cliente”. Se a diversificação for necessária para satisfazer o cliente de forma cada vez mais efetiva, diversificamos.

 

De todos os produtos que serão vistos na Glass 2018, quais em particular você acredita que chamarão a atenção do público presente?

Acredito que o vidro Blindex + Segurança, dotado de uma exclusiva película que mantém os fragmentos de vidro unidos e seguros em caso de quebra, chamará a atenção do público por ser algo bastante inovador e muito pouco explorado no mercado de vidro de segurança no Brasil. Faremos algumas demonstrações de quebra de vidros durante o evento, o que acredito que atrairá muitos visitantes para o nosso estande. Além disso, faremos o lançamento oficial do Box Blindex Chromus, com roldanas aparentes e fabricado em latão forjado, produto que possui um grande potencial estético e por essa razão acredito que despertará o interesse do público. No geral, acredito que toda a linha de acessórios e soluções que serão apresentadas em nosso espaço chamarão a atenção dos presentes.

 

Sir Anthony Pilkington, dizia confiar plenamente em nosso país (isso em 1995). Qual a chave dessa confiança ser mantida por tantos anos mesmo com todos os sobressaltos econômicos da nação?

A grande capacidade de trabalho do povo brasileiro, a habilidade incrível que temos de recuperação das crises, somos resilientes e fortes o que nos diferencia de outras nações.

Um vídeo da renomada marca Blindex

Patrocinado por:
Sapato Site




Imprimir

Eder Fonseca

 
Diretor executivo e editor do Panorama Mercantil.