Entrevista publicada em 20/11/2017 por Eder Fonseca em Negócios
 
 

“Autoconhecimento é fundamental em qualquer planejamento”
André Luiz Dametto – Sócio da ALD Consultoria

André Luiz Dametto

Numa época de ajustes na economia, muitas organizações estão precisando aumentar sua eficiência. Desde 2013 o quadro de pleno emprego e expansão dos negócios vem mudando, e assim os profissionais estão precisando realinhar suas carreiras e estratégias, seja buscando maior produtividade no dia a dia ou novas oportunidades. A busca pela consultoria de carreira e recolocação de executivos tem crescido cada vez mais. Segundo André Luiz Dametto, professor de MBAs em Gestão de Marketing e RH na Escola de Engenharia da UFRJ e sócio da ALD Consultoria, em 2016 houve um aumento de mais de 200% no número de pessoas que tem buscado seu apoio para se recolocar no mercado. “Uma boa consultoria de carreira se dá na relação e no encontro entre o consultor e o cliente, que estão abertos a ousar com ferramentas práticas e mais criativas. Esses são os projetos que mais costumam dar resultados. Grande parte dos projetos de Coaching e Consultoria de Carreira que tenho feito se referem a ajudar as pessoas a se conhecerem mais para agir com mais efetividade. É surpreendente a quantidade de pessoas que não reconhecem quais são suas vocações, superações e propósitos de vida. Esse autoconhecimento é fundamental para avançar em qualquer planejamento. (…) Em mais de 500 clientes atendidos nunca houve um que discordasse da leitura”, afirma Dametto.

 

André, gostaria que falasse como se vai de uma formação em engenharia de produção até chegarmos aos dias atuais onde você utiliza a astrologia vocacional.

Posso falar que a astrologia aconteceu na minha vida antes mesmo da Engenharia de Produção. Eu lembro que aos 10 anos de idade, quando meus colegas liam gibis, eu lia revistas e livros de astrologia. Adorava uma revista que saía no fim do ano com as previsões e tendências para o ano novo. Entretanto tive uma educação mais tradicional que me encaminhou para o vestibular em Engenharia de Produção, porém minha essência metafísica sempre esteve acordada. Busquei estágios e trabalhos onde o fator humano e a intuição fossem o diferencial, como a Gestão de Pessoas e o Marketing. Hoje estou conseguindo integrar as ferramentas hard que aprendi na engenharia com os insights que a astrologia proporciona e estou tendo ótimos resultados nos projetos.

 

Quando você chegou a conclusão que ferramentas muito lógicas e cartesianas tornavam a consultoria burocrática?

Assim que me formei em engenharia fui trabalhar em uma grande consultoria de gestão aqui no Brasil e logo percebi que o que fazia os projetos darem certo não eram os conceitos e as ferramentas utilizadas, mas sim a vontade das pessoas aplicarem estes conteúdos. Primeiramente encontrei no coaching uma base metodológica para engajar mais os clientes nos projetos, depois estudei muito sobre gestão de mudanças e ficou nítido que o principal fator de sucesso nos projetos é a comunicação.

 

Como começou o seu interesse pela astrologia vocacional?

No coaching um dos projetos mais realizados é o planejamento de carreira, que começa com o autoconhecimento de nossas forças e fraquezas. A partir de 2011 comecei a estudar com mais profundidade a astrologia, que vai muito além do horóscopo das revistas e jornais. Encontrei no campo da astrologia vocacional vários inputs que agilizam muito o Coaching de Carreiras, e em tempos de pouco tempo e recursos financeiros, a astrologia tem agilizado muito os projetos que realizo.

 

O dia de nascimento de uma pessoa, pode ajudar no seu sucesso profissional em que pontos?

Na Carta Natal, que é a mandala que representa a posição dos astros no dia do nosso nascimento, temos feedbacks sobre as vocações, fraquezas, oportunidades e ameaças que marcam a nossa vida. Em mais de 500 clientes atendidos nunca houve um que discordasse da leitura. Muitos até relatam que a astrologia revelou o que sempre sentiam, mas não sabiam explicar.

 

Quais são os pilares fundamentais que fazem uma consultoria ser diferenciada de fato na área em que você atua?

Eu diria que o equilíbrio entre a pegada hard das ferramentas da Engenharia de Produção com o lado soft do tratamento humanizado, empatia e ferramentas metafísicas, tornam a ALD Consultoria um player diferenciado no mercado de gestão empresarial. Nosso manifesto é o transaber, ou seja, a união de diferentes conhecimento para resolver problemas complexos.

 

Como funciona o processo chamado de energia do dinheiro?

O dinheiro é um valor assim como é a autoestima. Quem não se valoriza está bloqueando um canal energético que também afeta o ganho financeiro. É uma questão física: as ondas possuem um efeito chamado ressonância, a frequência de onda que eu emito eu atraio. Muitas pessoas sintonizam seus rádios em estações da prosperidade, enquanto outras ainda não fizeram esse movimento.
O consultor

Estudioso: O sócio da ALD Consultoria, André Luiz Dametto (Foto: Divulgação/AP)

 

Como saber se um profissional pratica a autossabotagem e o que a sua consultoria é capaz de fazer para reverter este quadro?

Eu sugiro você comparar sua vida a uma viagem e avaliar o quanto você está avançando em termos de desafios e conquistas. Você admira a sua jornada? Você assume e comunica a sua essência para o mundo? Se você não sente isso possivelmente está havendo uma autossabotagem e terceirizar a culpa para os governantes ou a crise na economia não ajuda muito, inclusive faz parte do mecanismo de autossabotagem.

 

Fale um pouco sobre o treinamento Pílula de Gestão.

A Pílula de Gestão é um modelo inovador de treinamento em que, de forma rápida, é desenvolvida uma competência crítica do negócio, gerando um relatório com recomendações práticas e criativas pro time avançar. É uma verdadeira experiência de consultoria de forma mais rápida e barata que um modelo tradicional de projeto.

 

Quando surgiu a ideia do Jogo de Negócios?

Foi a partir da minha experiência com os tipos de treinamento que surtiram mais efeito. Quanto mais práticos e lúdicos, unindo ferramentas e jogos, mais os participantes aprendiam o conteúdo. As pesquisas revelam que associar o conhecimento a emoções aumenta as sinapses e a criatividade do time no momento de implementar ações advindas do treinamento.

 

Neste momento de crise, como a ALD tem atuado para ajudar profissionais em suas respectivas recolocações no mercado?

Grande parte dos projetos de Coaching e Consultoria de Carreira que tenho feito se referem a ajudar as pessoas a se conhecerem mais para agir com mais efetividade. É surpreendente a quantidade de pessoas que não reconhecem quais são suas vocações, superações e propósitos de vida. Esse autoconhecimento é fundamental para avançar em qualquer planejamento.

 

Como a inovação é tratada na ALD e o que esperar da consultoria nos próximos anos vindouros?

A inovação é o DNA da ALD. Atualmente o nosso campo de estudos mais forte são formas de tornar os projetos de coaching mais rápidos e efetivos. No momento atual de crise política e econômica, as pessoas estão bastante desconfiadas, então a palavra é custo-benefício. E é isso que a ALD quer entregar para seus clientes.

Um vídeo do consultor André Luiz Dametto

Patrocinado por:
Sapato Site




Imprimir

Eder Fonseca

 
Diretor executivo e editor do Panorama Mercantil.