Entrevista publicada em 04/04/2018 por Eder Fonseca em Negócios
 
 

“Houve um amadurecimento significativo do mercado”
André Vidmar – CEO da Oficina de Franquias

André Vidmar

André Vidmar é consultor especializado em Planejamento Estratégico, Orçamentário, Gestão Financeira, Gestão por Processos e Balanced Scorecard, com mais de 20 anos de experiência em cargos executivos e de consultoria de empresas do segmento de Franchising. Vidmar é graduado e pós-graduado pela Universidade Mackenzie com especializações em Controladoria e Balanced Scorecard. Além de outras formações adquiridas com o objetivo de buscar a excelência como gestor e líder, tais como: Professional Master Coach, com certificação internacional em Coaching, Mentoring e Holomentoring Sistêmico. E toda esta experiência e formação se resumem no sucesso de cada projeto que liderou obtendo resultados extraordinários aos olhos de seus líderes e liderados, sendo referendado por muitos CEOs de grandes redes de Franchising. Atualmente é CEO da Oficina de Franquias – empresa que é considerada como a solução sob medida para quem quer se tornar um franqueador, para quem já é franqueador e para quem quer investir em franquias. “A ideia da Oficina de Franquias surgiu com o objetivo de proporcionar crescimento sustentável beneficiando franqueador e franqueado com uma gestão mais eficaz. Para isso, decidimos sistematizar este conhecimento de técnicas de planejamento e de gestão aplicadas ao segmento de franquias por conta de uma experiência acumulada em anos de trabalho”, afirma.

 

André, antes de mais nada, gostaria que você se apresentasse para o público que ainda não lhe conhece.

Sou consultor especializado em Planejamento Estratégico, Orçamentário, Gestão Financeira, Gestão por Processos e Balanced Scorecard, com mais de 20 anos de experiência em cargos executivos e de consultoria de empresas do segmento de Franchising. E devido a esses anos de experiência, sempre fui convidado para participar em grandes empresas do segmento na função de diretor atuando diretamente na reestruturação e expansão.

 

Você é um consultor especializado em Planejamento Estratégico. O que seria um Planejamento Estratégico perfeito?

Tem uma máxima que diz que “Mais vale um Planejamento Estratégico mediano bem implementado do que um Planejamento Estratégico maravilhoso que não tenha conseguido sair do papel”. Eu acredito que a execução do Planejamento Estratégico é fundamental e para isso utilizamos uma metodologia chamada Balanced Scorecard para colocar em prática este Planejamento Estratégico. Esse é um dos nossos grandes diferenciais!

Essa metodologia nos permite ter uma visão em 4 dimensões da organização, transformando as orientações estratégicas em indicadores de performance correlacionados de forma equilibrada em todas as áreas da empresa. Assim, é possível produzir os resultados de uma forma holística na empresa considerando todas as dimensões (pessoas, processos, clientes e finanças). Portanto, entendo como Planejamento Estratégico perfeito um planejamento metodologicamente elaborado, que seja executado de forma impecável e que traga os resultados pretendidos.

 

Quando um Planejamento Estratégico torna-se falho em sua visão?

Existem muitas barreiras durante a elaboração ou a execução de um Planejamento Estratégico. Uma das principais causas da falha de um Planejamento Estratégico é quando ele é mal concebido. É o mesmo que dizer que o planejamento nasceu morto. Isso ocorre quando não é aplicada uma metodologia, quando não se faz uma boa análise de mercado, dos fatores internos e externos de uma organização, seu orçamento, definição de metas inadequadas e assim sucessivamente.

Agora, uma vez que este Planejamento Estratégico tenha sido elaborado de uma forma consistente a gente encontra algumas outras barreiras como por exemplo: a comunicação desse planejamento para toda a equipe, ou seja, o cascateamento da informação em todos os níveis da organização. A comunicação é de grande importância nesse processo e é justamente por isso que os indicadores chave de performance são desenvolvidos e aplicados no cálculo de premiação da equipe, promovendo desta forma a meritocracia aplicada aos resultados do Planejamento Estratégico da empresa.

Além disso, é necessário transformar o Planejamento Estratégico em uma rotina e para isso, é preciso que haja um acompanhamento de perto para que este se transforme em hábito, através das boas práticas de governança e gestão. Na verdade, existem muitas barreiras e fatores que podem ser a causa da falha de um Planejamento Estratégico. No entanto, todas são contornáveis quando executadas por profissionais especializados.

 

Como surgiu a ideia da Oficina de Franquias?

A ideia da Oficina de Franquias surgiu com o objetivo de proporcionar crescimento sustentável beneficiando franqueador e franqueado com uma gestão mais eficaz. Para isso, decidimos sistematizar este conhecimento de técnicas de planejamento e de gestão aplicadas ao segmento de franquias por conta de uma experiência acumulada em anos de trabalho, com uma visão diferenciada. Objetivando proporcionar tanto ao franqueador quanto ao franqueado uma segurança maior e uma profissionalização no setor como um todo. O franqueador com o objetivo de entender melhor o seu negócio, orientando e preparando melhor seu franqueado e o franqueado que se beneficia dessa preparação conseguindo crescer e evoluir com mais consistência, tendo acesso as boas práticas de gestão e assim obter melhoria de performance.

 

Quais são os diferenciais desse empreendimento se compararmos com outros da mesma magnitude?

Com o objetivo de proporcionar ao mercado uma solução completa, atendendo as expectativas de cada cliente de forma customizada, em cada etapa do processo: Formatação, Expansão, Gestão e Comercialização. A Oficina de Franquias vem se destacando no mercado como uma das únicas que têm a solução sob medida para quem já é um franqueador, para quem quer se tornar um franqueador e para quem quer adquirir uma franquia. Seu grande diferencial de mercado está, também, na etapa de comercialização. Ela possui uma equipe estrategista comercial altamente qualificada que dá suporte ao franqueador na elaboração da estratégia de expansão, norteia quanto ao perfil de franqueado adequado ao seu negócio, capta no mercado investidores e oportunidades de novos franqueados.

Além de ser ativa e participativa em eventos de diversos portes nas áreas de expansão estratégica de seus clientes promovendo oportunidades de negócio para os parceiros franqueadores. E para quem quer se tornar um franqueado ela tem uma proposta diferenciada no mercado com subsídio de até 70% dos custos de formatação mediante exclusividade na Expansão/Comercialização. Soluções realmente sob medida, inclusive para quem quer adquirir uma franquia. A Oficina de Franquias tem as melhores opções em franquias em diversos segmentos para todos os gostos e que cabem no bolso. O que possibilita uma escolha mais segura e assertiva. A franquia certa para o potencial franqueado. Sendo tudo isso possível, devido a vasta experiência em Gestão de Redes, que norteia a equipe comercial quanto a visão de bons negócios.

 

Como alguém pode se tornar franqueador da Oficina de Franquias?

Para quem quer se tornar um franqueador, a Oficina de Franquias oferece uma oportunidade com baixo investimento e parceria na comercialização. Atualmente investe-se em média de 100 mil a 200 mil reais para transformar o seu negócio em franquia. A Oficina de Franquias entra como parceira no seu projeto, você investe apenas os custos operacionais de abertura e juntas, ganham no êxito do seu crescimento. Ou seja, ela subsidia em torno de 70% do investimento. É por tudo isso que a Oficina de Franquias é considerada única e sob medida para quem quer se tornar um franqueador.
O empresário

Visões: O CEO da Oficina de Franquias, André Vidmar (Foto: Divulgação/Arquivo)

 

Quais os erros mais comuns que um franqueado comete e que deveria ser melhor estudado para não acontecer?

Os principais erros cometidos pelos franqueados na escolha de uma franquia ou no êxito da sua franquia são, em geral, erros considerados básicos e que poderiam ser tranquilamente evitados. A escolha assertiva do negócio da franquia a ser adquirida é a primeira e mais importante etapa a ser considerada evitando-se o erro de empreender em algo que não gosta. Numa segunda etapa, o candidato a ser um novo franqueado deve avaliar minuciosamente o franqueador, pesquisando, visitando e pedindo a opinião de outros franqueados da rede. Essa avaliação deve ser mais aprofundada, considerando os investimentos e o prazo de retorno, além da escolha primorosa do ponto comercial. Ao final das contas, eu diria que o mais importante de tudo isso é o franqueado se identificar com o negócio, porque o sucesso de uma franquia está diretamente ligado a participação e envolvimento do franqueado no negócio.

 

Qual mudança mais significativa que você destacaria neste mercado nos últimos 10 anos?

A primeira mudança a ser destacada é o amadurecimento do segmento de franquias no Brasil. Houve de fato um amadurecimento significativo do mercado, que trouxe muitos benefícios ao mercado nos últimos anos. A segunda grande mudança foi o advento das microfranquias que possibilitou a manutenção do crescimento do setor impulsionado pelo baixo custo desta modalidade e da simplificação do modelo operacional.

 

Como é feita a etapa de comercialização?

A Oficina de Franquias possui uma equipe estrategista comercial altamente qualificada que dá suporte ao franqueador na elaboração da estratégia de expansão, norteia quanto ao perfil de franqueado adequado ao seu negócio, capta no mercado investidores e oportunidades de novos franqueados. Além de ser ativa e participativa em eventos de diversos portes nas áreas de expansão estratégica de seus clientes promovendo oportunidades de negócio para os parceiros franqueadores. Somos geradores de leads (oportunidades) e geradores de soluções construindo uma comercialização eficaz e assertiva.

 

Encontrar uma franquia certa ainda é um grande desafio para quem quer entrar no mercado?

O desafio existe para quem não tem assessoria especializada. O maior desafio ainda é a falta de informação e orientação adequada. A partir do momento que o novo candidato possui todos os recursos necessários, ele consegue concretizar uma excelente escolha.

 

Onde a Oficina de Franquias espera chegar nos próximos anos?

Dentro do nosso Planejamento Estratégico, objetivamos ser a maior consultoria em franquias do mercado com a melhor assessoria especializada para franqueadores, franqueados e para quem quer se transformar em franqueador.

Um vídeo do empresário André Vidmar

Patrocinado por:
Sapato Site




Imprimir

Eder Fonseca

 
Diretor executivo e editor do Panorama Mercantil.