Entrevista publicada em 16/11/2018 por Eder Fonseca em Negócios
 
 

“Nossa estratégia é ajudar os empreendedores digitais”
Edson Moreira – CEO & Founder da TurboMKT

Edson Moreira

Edson Moreira é especialista em Softwares de Engenharia. Hoje atua com Gestão de Tráfego, Produção de Cursos Online e é especialista em Marketing Digital. Edson atua no mercado de tecnologia desde 1995, em diversas áreas. Já esteve em mais de 20 países aplicando treinamentos sobre Softwares de Engenharia e Computação Gráfica (CAD/CAM HIGH-END), como AutoCAD, PTC CREO, DS CATIA e DS SolidWorks. Desde 2015 atua no crescente mercado do Marketing Digital, onde controla campanhas de anúncios que geraram mais de R$ 10 milhões em faturamento entre 2017 e 2018 com mais de 5.000 clientes ativos. Hoje, é CEO da TurboMKT, uma empresa de tecnologia que oferece processamento de pagamentos online para o mercado de produtos digitais. O objetivo da TurboMKT é alavancar o mercado do Marketing Digital no Brasil e transformar a carreira de milhares de pessoas que poderão encontrar nesse mercado uma oportunidade de crescer em um Brasil totalmente fora da crise. “Um dos maiores erros cometidos pelos empreendedores é tentar investir no produto “da moda” sem ter conhecimento do nicho de mercado. Um outro item que merece ser mencionado é não ter conhecimento nas ferramentas necessárias e não buscar ajuda de pessoas especializadas. Às vezes é melhor dividir as responsabilidades e focar naquilo que você faz melhor”, afirma o experiente empresário.

 

Edson, quais os pilares para um empreendedor triunfar no Mercado Digital?

Para ter sucesso no Mercado Digital, o empreendedor precisará criar um infoproduto e distribuir para uma audiência, para isso é necessário construir uma base sólida que considere:

A – Conhecimento e habilidades em um nicho de mercado específico e construir uma audiência.

B – Desenvolver muito conteúdo e distribuir gratuitamente de maneira consistente para essa audiência. Esse é o ponto mais importante dessa estratégia. Geração e Distribuição de Conteúdo.

C – Conhecer as dores da audiência desse nicho e desenvolver um produto que identifique, ajude a diagnosticar ou resolva algumas dessas dores.

 

Você já participou de grandes projetos em diversos segmentos do mercado financeiro, da educação, do marketing e das vendas. Que experiência você trouxe desses projetos para a TurboMKT?

Durante os projetos que participei com grandes clientes dentro e fora do Brasil, pude trazer como experiência a necessidade de desenvolver equipes multidisciplinares e autônomas, onde as decisões precisam ser distribuídas para que as habilidades de cada membro da equipe possam contribuir para o objetivo do projeto. O modelo de gestão centralizada, muito comum no passado, não funciona nesse mercado.

 

Quais são os maiores objetivos da TurboMKT no mercado?

O objetivo principal da TurboMKT é fomentar o empreendedorismo digital no Brasil. Queremos proporcionar uma ferramenta inovadora onde os empreendedores possam distribuir o seu conteúdo para o mercado, considerando todas as etapas do processo, inclusive o processamento dos pagamentos online com segurança e a entrega dos produtos digitais. A nossa estratégia é ajudar os empreendedores digitais a produzirem produtos cada vez melhores e também divulgarem de acordo com as melhores práticas do Marketing Digital.

 

Esses objetivos tiveram uma mudança de rota no meio do caminho?

Sempre estamos ajustando a nossa rota. A única certeza que temos no mundo digital é a constante mudança. As únicas empresas que sobrevivem nesse mercado são aquelas que se adaptam rapidamente a essas mudanças.

 

Como as empresas poderiam explorar ainda mais o Marketing Digital?

As empresas em geral precisam aceitar que o modelo antigo de marketing é ineficiente nos dias atuais, além de ser extremamente caro. A grande verdade é que o baixo custo aliado ao alto poder de distribuição de um produto digital é capaz de gerar uma margem de lucro altíssima. Todas as empresas deveriam olhar para esse mercado e rever seus modelos de negócio.

Existem empresas muito grandes no Brasil que investem milhões no modelo antigo de marketing e sequer sabem de onde vem suas vendas ao comparar com os investimentos em publicidade. No modelo atual, o marketing de resposta direta te mostra exatamente de onde vem as vendas e como está o retorno de cada centavo investido.

 

O Marketing Digital praticado em nosso país está amadurecido se compararmos com outras partes do mundo?

O Brasil está amadurecendo aos poucos, mas esse mercado nos países desenvolvidos, principalmente nos EUA, está muito mais avançado. Hoje, fazemos aqui o que eles faziam há pelo menos 3 anos atrás, entretanto, a tendência é nos aproximarmos mais das estratégias desses países. O idioma ainda é uma barreira para a maioria dos empreendedores do Brasil, mas aqueles que têm familiaridade com o inglês e buscam informações privilegiadas, estão sempre em destaque.
Os empreendedores

Marketing Digital: Os empreendedores Edson Moreira e Flávio Oliveira (Foto: AP)

 

Conteúdo de qualidade ainda é a chave neste setor?

Esse é um dos pontos que mais gera discussão nesse mercado. Para engajar a audiência e ter clientes fiéis é mais do que necessário entregar muito conteúdo gratuito.

Alguns empreendedores acham que precisam apenas dar uma pequena amostra para vender um produto completo, mas na verdade o que mais gera confiança e transforma seguidores em clientes é a distribuição massiva de conteúdo de qualidade. Temos diversos casos de sucesso aplicando essa técnica no mercado hoje em dia. A chave é a geração massiva de conteúdo e distribuição constante.

 

Quais outros fatores (além do conteúdo de qualidade) fazem uma brutal diferença no âmbito digital?

Além de distribuir conteúdo de qualidade, o empreendedor digital precisa dominar algumas ferramentas, ter plena consciência dos investimentos necessários, principalmente em testes, precisa saber explorar novas fontes de tráfego e se adaptar rapidamente às mudanças de rumo no mercado. Quem fica parado no tempo e se mantém na zona de conforto pode estar deixando dinheiro na mesa.

 

Que erros são os mais comuns e que você já notou em empreendedores que estão atuando no online?

Um dos maiores erros cometidos pelos empreendedores é tentar investir no produto “da moda” sem ter conhecimento do nicho de mercado. Um outro item que merece ser mencionado é não ter conhecimento nas ferramentas necessárias e não buscar ajuda de pessoas especializadas. Às vezes é melhor dividir as responsabilidades e focar naquilo que você faz melhor.

Muitos empreendedores insistem em testar diversas ferramentas gratuitas tentando evitar os investimentos, isso acaba levando o empreendedor a aprender da pior maneira possível que “o barato sai caro”.

 

Em que momento uma sociedade pode ajudar a alavancar um negócio digital?

Quando você une um especialista (expert) em um determinado assunto com uma pessoa que domine uma estratégia de vendas no mundo digital.

 

Acredita que essa mesma sociedade pode atrapalhar e tirar a clareza do objetivo inicial se não for bem construída?

Sim, pode atrapalhar em alguns casos. Para um especialista em estratégia de vendas, é fundamental buscar uma sociedade com alguém que domine um determinado assunto (que possa ser transformado em um produto digital) e que tenha presença online. A criação de uma reputação online pode levar muito tempo e essa espera pode frustrar os envolvidos na sociedade.

Um vídeo do empresário Edson Moreira

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Eder Fonseca

 
Diretor executivo e editor do Panorama Mercantil.