Entrevista publicada em 19/02/2018 por Eder Fonseca em Pensamento
 
 

“O amor é um poder ilimitado”
Yara Rocca – Especialista em inovação humana e fundadora da Escola do Amar

Yara Rocca

Yara Rocca é graduada em jornalismo pela FIAM, atua como Assessora de Comunicação há 25 anos, prestando serviços de Assessoria de Imprensa, Comunicação de Valores, Criação e Apresentação de Vídeos, Cursos de Comunicação e Marketing Digital, Construção de Parcerias e Projetos Patrocinados. Criadora de projetos estratégicos e abrangentes de comunicação, sempre trabalhando no posicionamento e fortalecimento das marcas, Veículos de Comunicação e Instituições de Ensino, além de atuar fortemente no desenvolvimento humano. Ao atuar como jornalista teve passagens como colunista e apresentadora em veículos como Rede Record (Rádio e TV), Revista da Folha de S. Paulo, Editora Abril, Rádio Globo, Rádio Capital, TV Gazeta, Canal 21, MTV, TVA, ALLTV e SBT online. Está à frente da Escola do Amar – criada com o propósito de desenvolver e aperfeiçoar o lado humano das pessoas a fim de melhorar seus índices de bem-estar (físico, mental, emocional, moral, social, profissional e financeiro) através do desenvolvimento da inteligência do amar (a Vida, a si e o outro). “A criatividade é a principal força do meu caráter. Já nasci tendo que me reinventar com apenas cinco dias de vida quando fui doada para adoção. (…) A criatividade me define. É só eu me expressar por qualquer meio, mídia, plataforma ou pessoalmente que a criatividade logo se faz notar. Não tenho como esconder… [Risos]. Eu amo a criatividade.”

 

Yara, fale um pouco sobre a sua carreira para os nossos leitores que ainda não lhe conhecem.

Sou graduada em jornalismo pela FIAM, atuando como Assessora de Comunicação há 25 anos, prestando serviços de Assessoria de Imprensa, Comunicação de Valores, Criação e Apresentação de Vídeos, Cursos de Comunicação e Marketing Digital, Construção de Parcerias e Projetos Patrocinados. Criei projetos estratégicos e abrangentes de comunicação, sempre trabalhando no posicionamento e fortalecimento das marcas, veículos de comunicação e instituições de ensino, além de atuar fortemente no desenvolvimento humano. Tive passagens como colunista e apresentadora em veículos como Rede Record (Rádio e TV), revista da Folha de S. Paulo, Editora Abril, Rádio Globo, Rádio Capital, TV Gazeta, Canal 21, MTV, TVA, ALLTV e SBT online. Estou à frente da Escola do Amar – criada com o propósito de desenvolver e aperfeiçoar o lado humano das pessoas a fim de melhorar seus índices de bem-estar (físico, mental, emocional, moral, social, profissional e financeiro) através do desenvolvimento da inteligência do amar (a Vida, a si e o outro). Criei e ministro cursos e palestras pelo país encorajando as pessoas a serem protagonistas da inovação humana (identificando e desenvolvendo as forças do seu caráter) e inspirando-as a terem uma atitude e um comportamento melhores em todas as áreas da vida. Meu foco é a educação pelo caráter e o aprendizado através de experiências com a vida.

 

Quando a sua mente se tornou seu principal guia?

Durante uma EQM – Experiência de Quase Morte – que eu sofri em 2011 decorrente de um edema de glote onde fiquei uns dois minutos sem respirar, tive a chance de perceber que dentro de mim existia uma espécie de “Central de Comando” localizada no cérebro, de onde emanavam meus pensamentos que geravam meus sentimentos que produziam minhas ações e comportamentos. Compreendi que ali habitava um poder que atuava em parceria comigo, mas que tem total controle sobre mim, inclusive em situações extremas como aquela em que me vi diante da morte e se não tivesse essa “Inteligência Superior” no comando da minha mente e coração (lugares que foram quase desligados pela pouca oxigenação), certamente eu teria morrido sem conseguir respirar. A partir daquele dia essa força que atuou de maneira brilhante para salvar a minha vida, no momento exato, eu discerni que era o amor. Sim, descobri que ele está mais vivo do que nunca dentro de nós e que ele é o único e suficiente recurso interno que temos para nos salvar. Seja em qual situação que estivermos passando. Quando ele entra em ação, ele define o resultado. A partir daquele dia entreguei o controle não só da minha mente como da minha vida toda ao amor, que é meu único guia.

 

Quais as potencialidades mais importantes que um profissional que atua no setor de comunicação deve ter?

Caráter forte e um chamado claro para atuar com comunicação. Isso se percebe desde a infância, é algo inato e que vamos aperfeiçoando ao longo da vida. As forças do caráter que eu acredito que todo profissional de comunicação deve ter bem desenvolvidas são a criatividade, curiosidade, inteligência social, bondade, bom senso, sabedoria, fé, esperança, coragem, bom humor, lealdade, excelência, perseverança, gosto pelo aprendizado. Fora o carisma, simpatia, empatia, habilidade de falar e escrever bem, se comunicar em todos os níveis e com todo tipo de pessoas, além da capacidade de amar e ser amado para construir relacionamentos duradouros, saudáveis e deixar que a humildade fale mais alto através dos seus resultados do que um ego mal administrado.

 

Uma de suas características notórias é a criatividade. Como você consegue deixar essa criatividade sempre em alta?

A criatividade é a principal força do meu caráter. Já nasci tendo que me reinventar com apenas cinco dias de vida quando fui doada para adoção. Desde então, há 51 anos, tenho aperfeiçoado a força da minha criatividade aprendendo a me reinventar, criando novas versões de mim mesma, superando as adversidades e desafios sempre de uma forma diferente, tendo como marca o pioneirismo, contando muito com a minha intuição, imaginação, ideias inovadoras e fazendo as coisas sempre de um jeito novo com foco no meu bem e no bem dos outros. A criatividade me define. É só eu me expressar por qualquer meio, mídia, plataforma ou pessoalmente que a criatividade logo se faz notar. Não tenho como esconder… [Risos]. Eu amo a criatividade. Ela nunca me abandona. É minha companheira de todas as horas. Ela está sempre em alta porque é a principal força do meu caráter. Nasci criativa e vou aperfeiçoando essa força até o fim da minha vida.

 

Quais outras áreas influenciam você?

Eu não diria “áreas”, mas “forças do caráter”. A curiosidade, a coragem, o gosto pelo aprendizado, a bondade, a fraternidade, a fé, a honestidade, a excelência, a perseverança, a gratidão e a humildade, além da criatividade e a própria força do amor como um todo que integra todas essas forças que habitam toda a humanidade, eu me deixo influenciar por elas.

 

O que te levou a pesquisar o amor como peça fundamental para o sucesso e para a inovação humana?

Minhas perdas e fracassos. Sofri várias perdas na vida que deixaram marcas. Um belo dia eu decidi compreender e aceitar o que não podia ser mudado e transformar em aprendizado o que podia impulsionar a minha evolução humana. Foi então que eu elenquei seis áreas nas quais eu tinha que mudar radicalmente. São estas: Propósito, Realização, Saúde, Trabalho, Dinheiro e Relacionamentos. Durante a pesquisa (que vai continuar até o fim da minha vida) aprofundei meu conhecimento a respeito do caráter e descobri que expressamos o amor através das forças do nosso caráter. Até o momento, a ciência pesquisou e classificou 24 forças. São estas: Curiosidade, Esperança, Humildade, Fé, Gratidão, Sabedoria, Bom Senso, Apreciação da Beleza e Excelência, Coragem, Criatividade, Honestidade, Perseverança, Vitalidade, Prudência, Gosto pelo Aprendizado, Autocontrole, Bondade, Liderança, Lealdade, Humor, Fraternidade, Justiça, Perdão e Inteligência Social. A partir daí, descobri que as oito primeiras forças nos levam a amar esse algo maior que nós mesmos (a Vida, Deus), as próximas oito forças nos conduzem ao amor próprio e as últimas oito forças nos ajudam a amar o outro. Quando essas forças influenciam a nossa atitude e comportamento, somos bem-sucedidos, felizes e inovamos o “fator humano” nos tornando pessoas melhores para o mundo, para nós mesmos e para os outros.
A especialista

Educação: A especialista em inovação humana, Yara Rocca (Foto: Divulgação/AP)

 

Existe sucesso sem amor?

Nunca vi. Por trás do sucesso sempre haverá o poder do amor atuando e fazendo as coisas acontecerem para o bem de todos os envolvidos. Estou me referindo ao sucesso duradouro, saudável, que nos enriquece como seres humanos e não acrescenta dores e sofrimentos sem fim e que não geram aprendizados que possibilitem a inovação e a evolução humana.

 

Quais ingredientes são fundamentais para a inovação humana além do amor?

Segundo o biólogo e médico chileno Humberto Maturana, o amor foi fundamental para a história da hominização, ou seja, só conseguimos nos tornar os seres humanos que somos e participar do processo evolutivo graças ao amor. O que nos difere dos animais e plantas é o que eu chamo de “inteligência do amar”, ou seja, essa consciência que nos capacita a amar e sermos amados, que nos ajuda a tomar decisões e fazer escolhas assertivas quando unimos a razão e a emoção, a mente e o coração, a inteligência racional e a inteligência emocional. Isso nenhum animal ou planta é capaz de fazer. Somente o ser humano. Por isso que o amor nos tornou humanos e é fundamental para a inovação e evolução humana.

 

Quando as adversidades, incertezas, perdas e desafios lhe fizeram ser uma pessoa e uma profissional ainda mais forte em seus propósitos?

Desde sempre. Já nasci com o propósito de enfrentar as adversidades com coragem, descobrir e criar novas formas de vencer os desafios, aprender a viver em meio as incertezas, compreender melhor o “por que” das perdas, agradecer por todo tipo de experiência que a vida me proporciona viver, perseverar e não desistir até terminar o que eu comecei, ter esperança e colaborar para que o meu futuro seja melhor e sempre perdoar esquecendo quem me feriu. Depois que passei a agir assim e a ter essas atitudes diante da vida, percebi que fui me tornando cada vez mais forte. Isso me torna uma pessoa e profissional bem melhor a cada dia.

 

Qual o papel da resiliência para o sucesso de uma organização?

Fundamental. Mas é preciso aprender a cair, aprender com os erros e criar novas maneiras de se levantar e permanecer de pé com dignidade, otimismo e cabeça erguida, apesar das perdas e fracassos.

 

Gostaria que falasse um pouco sobre a Escola do Amar e de seus métodos para o desenvolvimento completo de uma pessoa.

O amor é um poder ilimitado e está intrinsecamente ligado à comunicação. Ele não é um sentimento, uma emoção, um coração vermelho. O amor nunca acaba. Ele é uma força, um poder que está na natureza dos processos cognitivos centrais. Envolve a forma como o cérebro percebe, aprende, recorda e pensa sobre toda informação captada através dos cinco sentidos – visão, audição, olfato, paladar e tato. O processo pelo qual interagimos com os outros e com o meio em que vivemos, sem perder nossa identidade. Nascemos com esse poder, mas não sabemos como expressá-lo direito. Por isso a necessidade de criar uma “escola” que ensina a amar. Na Escola do Amar você aprende a buscar até encontrar soluções e recursos internos e inexplorados para se tornar um ser humano melhor, resolver problemas (seus, dos outros, das empresas nas quais trabalha, no seu entorno), superar perdas e fracassos, criar novas versões de si mesmo e se reinventar através do amor. É um lugar onde você aprende a desenvolver a inteligência do amar e aprende a fazer melhores escolhas e tomar decisões que impactarão positivamente sua vida, a de outros e o planeta.

Nossa missão é contribuir, através de cursos, palestras, treinamentos e sessões de coaching (baseadas no método que criei), para o desenvolvimento da inteligência do amar, descoberta, fortalecimento e aperfeiçoamento das forças do caráter para ajudar o aluno a conseguir superar seus desafios nestas seis áreas da vida: Propósito, Realização, Saúde, Trabalho, Dinheiro e Relacionamentos. Nossos cursos, palestras, treinamentos e sessões de coaching podem ser ministrados de forma presencial ou online. Para pessoa física e jurídica. Para pessoa física temos as opções de cursos online e presenciais, sessões de coaching de vida, palestras, vivências em grupos, livro, análise do caráter. Atendemos jovens que estão buscando orientação profissional, qual curso universitário e carreira escolher, ensinamos como enfrentar o estresse causado pelo bullying e a transformá-lo em coragem, como perseverar e manter o foco mesmo em meio as distrações, desenvolver a autocompaixão, empatia, mais colaborativismo e menos individualismo, descobrir, fortalecer e aperfeiçoar as forças do seu caráter e, consequentemente, aprender a amar nestas três dimensões (a Vida, a si e o outro).

Atendemos homens e mulheres adultos, em transição de carreira, precisando se reinventar após a perda da saúde, do emprego ou empresa, financeira, de um ente querido, um divórcio, término de relacionamentos, conflitos, crises existenciais, excessos, como lidar e aprender com as perdas e fracassos e dar a volta por cima, ser resiliente e superar o passado. Para pessoa jurídica oferecemos treinamentos in company para profissionais de RH aprenderem a selecionar e contratar candidatos pelo caráter. Para equipes de marketing e vendas aprenderem a se comunicar através dos valores da empresa alinhando-os com as forças do caráter dos seus variados públicos, criar peças e meios de comunicação digital e presencial. Também ministramos palestras encorajadoras e otimistas para equipes de vendas, oficinas do perdão para melhorar a convivência e promover a inclusão e respeito as diferenças e a diversidade.

Oferecemos a análise do caráter para os colaboradores, sessões de coaching para equilibrar vida pessoal e profissional, eliminar danos causados pelo ego, por líderes que visam apenas os próprios interesses e que adoecem as organizações e desestimulam equipes inteiras, cursos para melhorar a produtividade, aumentar o foco, atenção e concentração no que é prioridade, aprender a dizer não sem se sentir culpado, fazer negócios e parcerias com equidade, integridade, otimismo, assertividade, bondade, colaboração, controle da ambição desmedida e competição desleal, etc. O conteúdo da Escola do Amar visa o desenvolvimento da inteligência do amar, das habilidades socioemocionais (as soft skills) e prepara as pessoas para vencerem seus medos, superarem os desafios impostos por um mundo em constante mudanças e transformações que todos precisam conseguir acompanhar para tornar este mundo melhor, tanto para nós quanto para as futuras gerações. Para contratar os nossos cursos, treinamentos, palestras, análise do caráter e sessões de coaching basta acessar o site www.escoladoamar.com.br assinar a nossa newsletter e falar conosco através dos contatos informados no site.

Um vídeo da mentora Yara Rocca

Patrocinado por:
Sapato Site




Imprimir

Eder Fonseca

 
Diretor executivo e editor do Panorama Mercantil.