Entrevista publicada em 16/05/2017 por Eder Fonseca em Negócios
 
 

“Tenho muito amor pelo que faço”
Daniela Mason – Diretora da marca Valencien

Daniela Mason

Em 1982 os imigrantes italianos, Dona Lola e Sr. Alessandro Mancurti, conquistavam mais um sonho no país em que escolheram para morar: inauguravam, no bairro de Moema, a Valencien. Assim, há 35 anos nascia uma marca com fortes raízes italianas para suprir a necessidade, no Brasil, de uma loja especializada em enxovais de luxo. Desde então, a Valencien mantém a tradição com acabamentos perfeitos, matérias-primas nobres e produtos e serviços da mais alta qualidade. Produtos de tradição, sofisticação e qualidade feitos para durar e embelezar o dia a dia de seus clientes. A chegada de Daniela Mason (filha de Dona Lola), em 2014, trouxe ares de modernidade à marca. Dani (como gosta de ser chamada), sempre conectada com as tendências mundiais da moda, iniciou a criação de coleções próprias de cama, mesa e banho, sem perder o DNA de tradição e sofisticação Valencien, além de parcerias importantes, como a realizada com a arquiteta e decoradora, Christiana Hamoui. Nessa fase a Valencien criou novas categorias: aperfeiçoou sua linha de Homewears, oferecendo mais conforto e beleza para as mulheres na hora de dormir. Os conhecidos “pijamas sem cara de pijama”. Caso da linha com seda, com modelos mais modernos e caimento sempre perfeitos. Todos levam seda aia e renda francesa. Assim como a linha de camisolas e pijamas para as gestantes, sempre com os clássicos casaquinhos para receber visitas.

 

Daniela, quais os pilares que se encontram hoje na Valencien e que já se encontrava na empresa desde a sua fundação em 1982?

O atendimento diferenciado, sem dúvida. A Dona Lola está sempre na loja! E, claro, a qualidade dos produtos.

 

A marca tem fortes raízes italianas. O que seriam essas raízes que ainda estão presentes na empresa nos dias atuais?

A dona Lola é italiana e a Itália tem uma forte tradição no ramo de cama, mesa e banho. Trabalhamos com algumas marcas italianas e, também, nos inspiramos na Itália para montarmos as nossas coleções.

 

Como se deu a sua entrada na empresa?

Sempre vim na loja, desde muito pequena. E amava. Me formei em decoração e comecei na Valencien atendendo somente decoradores e arquitetos. Aí cada vez mais ia me envolvendo com a loja. Como já era apaixonada por biancheria, não consegui mais sair daqui!

 

Qual visão que sua mãe dona Lola lhe passou e que você leva para o dia a dia da empresa?

Minha mãe sempre me ensinou a ser honesta com o cliente, a colocar na loja somente o que me agradava. A loja é um pedacinho da minha casa, minhas clientes se tornaram minhas amigas. Tenho muito amor pelo que faço e consigo passar isto para a nossa coleção.

 

Gostaria que falasse um pouco sobre a parceria com a arquiteta e decoradora Christiana Hamoui.

Além de ser muito amiga da Chris, amo o trabalho dela. Atendo ela e as clientes dela há muitos anos. Sempre que ela viajava me mandava fotos lindas para inspiração de coleção… Daí surgiu a ideia dela criar uma coleção assinada.

 

A criação de cada linha da empresa é realizada sempre com intervalos ou tudo é criado de uma vez?

Se você vier na loja toda semana, sempre terá uma novidade. Procuramos fazer duas coleções anuais, mas temos várias coleções cápsulas que acontecem durante estes 6 meses de lançamentos. Além da nossa linha clássica, que não sai nunca da loja.
Lola Mancurti

Núcleo: Fabio Mancurti, Lola Mancurti e Daniela Mancurti Mason (Foto: Arquivo)

 

Ainda falando sobre as linhas disponíveis da Valencien, gostaria que falasse do peso de cada uma delas na empresa.

Nossa linha é enorme. Temos mais de 1000 itens diferentes na loja. A parte de cama é bem forte e hoje corresponde a 45% do movimento. O resto é divido entre a linha de camisolas e pijamas, mesa, banho, bebê e presentes.

 

Qual o grande desafio de uma empresa como a Valencien: reter clientes antigos ou conseguir novos?

Os clientes antigos são super fiéis, nosso desafio é sempre conquistar clientes novos.

 

O momento econômico do país, tem afetado a organização em algum ponto de sua estrutura?

A Valencien teve um crescimento de 40% no ano passado e este ano seguimos crescendo. Mas mesmo assim estamos muito atentas a toda crise do país, e nos estruturamos para crescer um pouco de cada vez.

 

O que você visiona para os próximos 35 anos da sua empresa?

Continuar crescendo, mas com poucas lojas, pois queremos continuar com a nossa qualidade e atendimento.

Um vídeo da renomada marca Valencien

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Eder Fonseca

 
Diretor executivo e editor do Panorama Mercantil.