Entrevista publicada em 13/06/2018 por Eder Fonseca em Negócios
 
 

“Trabalhamos juntos e consequentemente temos sucesso”
Fifi Turkie – Criadora da marca Fifi Doces

Fifi Turkie

A Fifi Doces atua há mais de 30 anos elaborando belíssimas e decorativas mesas de doces, até uma refinada sobremesa para complementar seu jantar; uma doceria ideal e ótima alternativa para pessoas de gosto refinado e que buscam produtos diferenciados. De descendência libanesa, Faride Turkie (mais conhecida como Fifi) herdou de sua mãe o conhecimento da culinária árabe e sua linha de doces sírios é considerada a mais saborosa e requintada do mercado. Porém foi na Inglaterra, onde Fifi casou e morou por vários anos, que ela desenvolveu seu gosto pela confeitaria fazendo vários cursos, já que tinha fluência no idioma francês e inglês. De volta ao Brasil, Fifi criou seu primeiro doce: O marrom-glacê que foi um sucesso imediato e até hoje continua sendo referência. Em seguida ela desenvolveu uma extensa linha de doces – franceses, sírios e brasileiros, bolos e sobremesas. Não demorou muito para oferecer uma solução completa para eventos, com a linha de salgados. Hoje a empresa já está sob a gestão de sua segunda geração (filhos), proporcionando uma visão mais abrangente das exigências do mercado e acompanhando as tendências e inovações. A Fifi Doces possui mais de 50 opções de doces kasher e kasher parve, com supervisão rabínica seguindo as rigorosas leis da kashrut, por ter uma cozinha exclusivamente kasher. Fifi é reconhecida como uma das principais doceiras do país pelo seu talento e criatividade.

 

Em que momento você ganhou confiança para seguir o seu caminho?

Quando minha mãe e minha irmã me incentivaram levar a sério em 1985. Ela também passou a ter um conhecimento dos doces e sobremesas árabes.

 

Quais as marcas dos anos na Inglaterra em seu trabalho?

Na Inglaterra o início foi como um hobby e depois com vários cursos de pâtisserie em Londres.

 

Acredita que foi no país europeu que o seu trabalho se sofisticou e solidificou?

Era um hobby na Inglaterra e somente em São Paulo me profissionalizei no trabalho como doceira.

 

Fale um pouco sobre a criação do seu famoso marrom-glacê.

Também iniciei como hobby na Inglaterra e aprimorei através de um curso em Paris.

 

Podemos dizer que ele foi o “abre-alas” do seu empreendimento?

Sim, com certeza o meu produto de marrom-glacê foi um tremendo sucesso. Foi aí que decidi profissionalizar o negócio.

 

Quando sentiu que o mercado havia abraçado a sua marca?

Após profissionalizar o negócio, aumentaram as demandas, onde provocou um grande sucesso da minha marca.
A empresária

Superação: A empreendedora Fifi Turkie no Lechaim Festas (Foto: Mauricio Vieira)

 

Quais erros não podem ser cometidos neste negócio?

Não ficar longe dos clientes.

 

O que acredita ter sido o pulo do gato para o crescimento da sua empresa?

Foi quando a minha filha entrou para ajudar nas vendas durante 4 anos.

 

Como tem sido a transferência da gestão para a segunda geração?

Foi mais fácil e prazerosa do que eu esperava.

 

Qual o grande pilar que acredita sustentar o sucesso do seu negócio?

A união da família. Trabalhamos juntos em harmonia e consequentemente temos sucesso.

Um vídeo da empreendedora Fifi Turkie

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Eder Fonseca

 
Diretor executivo e editor do Panorama Mercantil.