Entrevista publicada em 16/07/2020 por Eder Fonseca em Pensamento
 
 

“A medicina sempre correu em nossas veias”
Amarylis Manole – CEO da Manole Educação

Amarylis Manole

A agilidade das novas ferramentas de comunicação agora também estão disponíveis para aprimorar a prática médica no Brasil. O InforMED, robusta e completa plataforma de conteúdo médico em português, foi desenvolvido pela mais tradicional editora e líder no segmento de educação e informação médica, a Manole. De acordo com dados do PubMed, nos últimos dez anos, a literatura científica mundial contou com a publicação de mais de seis milhões de artigos médicos. O InforMed surgiu para sintetizar conteúdo confiável e reduzir o delay para acesso de médicos e estudantes de medicina a essa enorme quantidade de informação. A plataforma viabiliza o acesso a mais de 20 mil textos científicos, com curadoria e revisão cuidadosa de especialistas renomados. O InforMed traz também cerca de 50 mil conteúdos digitais complementares, abastecidos semanalmente com 400 a 500 inserções. São artigos, aulas, algoritmos, capítulos, diretrizes nacionais e internacionais, imagens, podcasts, fichas de medicamentos com interações e reações adversas para uma prescrição segura e assertiva, além de tabelas, vídeos e webinares. “Nossa meta é que os hospitais, os consultórios e as bibliotecas de todo o Brasil e de nações lusófonas contem com o InforMED. Essa ferramenta trará mais segurança para o dia a dia da relação médico-paciente.” Comenta a presidente da empresa Amarylis Manole.

 

Amarylis, como se deu o seu interesse pela educação médica?

Meu pai fundou a editora há 50 anos vendendo livros médicos de porta em porta. A medicina sempre correu em nossas veias. Sempre participando de todos os eventos médicos do país. A educação só foi uma evolução dos meios impressos e presenciais para o digital. E a capacidade de inovar, sempre.

 

Como surge a Manole Educação?

Em 2009, da necessidade de uma sociedade médica de treinar 3000 emergencistas na parte teórica. Chamamos um consultor e montamos a plataforma em 24 horas.

 

Quais os principais atrativos da plataforma?

Pode acessar a qualquer momento de todos os devices. Comunicação direta com os professores para tirar as dúvidas. Atualização real time.

 

E quais os seus principais desafios?

Manter a seriedade respeitando cada especialidade. Existe muita coisa por aí. Nascemos para ajudar as escolas com tecnologia e conteúdo.

 

O InforMED surge para esses desafios?

O InforMed é uma verdadeira evolução para o médico, principalmente a beira do leito. Para a tomada de decisão clínica junto aos pacientes. A atualização é constante. Os protocolos da Covid-19, por exemplo, mudam todos os dias.

 

Como é feito a curadoria das informações?

Cada especialidade tem um curador Sênior e suas respectivas equipes. Com Mestrado, Doutorado, Pós-doutorado, professores. Além disso, temos peer review e advisory board médico, ambos com Doutorado e muita experiência clínica.
Manole Educação

Inovações: A CEO da Manole Educação, Amarylis Manole (Foto: Divulgação/AP)

 

Como o InforMED pretende sintetizar as informações médica e reduzir o delay?

Toda semana temos atualização. A tecnologia é maravilhosa a favor dos médicos. Porém, com tanta informação, eles precisam de algo em que possam confiar.

 

Quais as principais metas da Manole com essa ferramenta?

Interagir com os prontuários médicos de clínicas e hospitais. Faculdades de Medicina e saúde. Ser a ferramenta número um no Brasil para decisão clínica.

 

Como tem sido a procura depois do lançamento do InforMED?

A procura é grande. Já temos mais de 100.000 profissionais da saúde dentro da plataforma.

 

O Covid-19 ajudou na procura por essas informações?

Sim. Colocamos toda parte de Covid gratuita para colaborar com relação à pandemia.

 

Como enxerga o uso da plataforma no pós-Covid-19?

Vai continuar crescendo, assim como a necessidade de infraestrutura na área da saúde no Brasil. Temos muito a fazer para colaborar com a segurança dos pacientes e evitar óbitos desnecessários.

Um vídeo da Manole Educação

Patrocinado por:
Sapato Site




Imprimir

Eder Fonseca

 
Diretor executivo do Panorama Mercantil.