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Mentor Ramon Calvo fala de Neurociência ativa

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Ramon Calvo é coach, mentor e trainer corporativo. Com sua experiência no mercado, já atendeu mais de quatro mil pessoas, realizou cerca de 500 palestras e ministrou centenas de treinamentos. É sócio e diretor executivo da empresa 7Consulting. Para o mentor, a Neurociência nos fornece inúmeros fundamentos e ferramentas que permitem aumentar consideravelmente nosso sucesso nas vendas e nos negócios. Ainda segundo Ramon Calvo, o seu curso dá aos participantes conhecimentos, técnicas e métodos que irão potencializar sua capacidade de influenciar e conquistar pessoas, clientes e parceiros. “Nossa empresa está focada em estudar cada vez mais as reais necessidades de nossos potenciais clientes para oferecer uma solução que realmente agregue valor e resultados tangíveis. Somos muito preocupados em radiografar as causas das principais dores das empresas que atendemos para remediá-las com nossas soluções de consultoria em gestão, software e desenvolvimento de pessoas. O Coaching só cresce em todos os nichos de atuação no Brasil, assim como no mundo todo. Enxergo isso como uma solução maravilhosa para empresas e pessoas que desejam realizar-se em todas as áreas de suas vidas. (…) Inúmeros são os princípios da Neurociência a partir dos quais se desenvolvem mecanismos, gatilhos, técnicas e estratégias para negócios”, afirma o executivo.

Ramon, antes de mais nada, gostaria que falasse um pouco de como foi o começo de sua carreira.

Minha carreira em consultoria começou na Totvs, uma multinacional brasileira especializada no segmento de software de gestão integrada e consultoria. De lá, resolvi mergulhar no mundo de RH (Recursos Humanos) onde me identifiquei com o subsistema de treinamento e desenvolvimento de pessoas, onde há nove anos atuo profissionalmente, embora já trabalhasse, de forma voluntária, com atendimento e desenvolvimento de pessoas.

Quando o assunto Neurociência começou a lhe chamar a atenção?

Há muitos anos pesquisava sobre a importância do conhecimento neurocientífico no desenvolvimento de mecanismos e ferramentas que pudessem alterar consideravelmente os resultados de uma empresa, assim o estado emocional e o comportamento das pessoas de forma mais positiva.

Quais os benefícios da Neurociência nos processos do dia a dia (tirando vida profissional)?

Na verdade, a Neurociência é uma ciência interdisciplinar e os benefícios de sua aplicação e contribuição para outras áreas são ilimitados. Como a Neurociência proporciona mais clareza acerca dos impulsos primários, desejos, reações e comportamentos humanos, irá auxiliar a todos que almejam ter uma melhor gestão de suas emoções.

E o principal benefício na vida profissional?

O maior benefício profissional é conhecer e gerenciar as emoções e comportamentos, que darão bases para o processo de construção de crenças e tomadas de decisão, o que faz toda diferença quando se trata da habilidade de negociar, influenciar e cativar pessoas.

Você afirma que é possível influenciar pessoas usando a Neurociência. Qual o fato mais curioso de uma pessoa que não usava o seu método e que logo após o uso, começou a ter um alto grau de influência em sua área de atuação?

Dentre centenas de depoimentos que já recebi, destacam-se inúmeros negócios fechados pelos meus clientes com a aplicação de técnicas básicas cujo fundamento veio da Neurociência.

Nos fale mais sobre o processo de Neurovendas.

Neurovendas é um conceito diretamente ligado ao Neuromarketing, ciência conhecida por usar os princípios da Neurociência para que, entendendo o que move os desejos, impulsos de compras e reações dos consumidores, aumente os resultados e a perspicácia no atendimento ao público alvo. A Neurovendas vai ainda fornecer alguns outros gatilhos e técnicas, utilizando-se da base neurocientífica, para que as pessoas fechem mais negócios.

O que um coach ou mentor deve ter em mente para que seu treinamento seja de fato um sucesso efetivo na vida das pessoas?

Coaching, mentoria e treinamento são processos bem diferentes. Contudo, para as três formas de atuação, amar pessoas e conhecer pessoas é fundamental. Outro item de grande relevância é entender com profundidade a necessidade do cliente. Deste modo, o processo fica mais maduro e consistente.

Você fala que existem 7 fundamentos da Neurociência para fechar mais negócios. Qual destes 7 seriam o pilar principal se é que esse pilar existe?

Inúmeros são os princípios da Neurociência a partir dos quais se desenvolvem mecanismos, gatilhos, técnicas e estratégias para negócios. Na minha opinião não há um pilar principal.

Quais são as principais similaridades e desigualdades do uso da Neurociência e da Neurossemântica no mundo dos negócios?

Não são duas ciências. A Neurossemântica está dentro de uma matriz teórica derivada e influenciada pelas Neurociências. A Neurossemântica vai se ater à relação das reações neurológicas e os significados, por isso está atrelada, de alguma forma, à Neurociência.

Como tem enxergado o mercado de Coaching no Brasil?

O Coaching só cresce em todos os nichos de atuação no Brasil, assim como no mundo todo. Enxergo isso como uma solução maravilhosa para empresas e pessoas que desejam realizar-se em todas as áreas de suas vidas, equilibrando tempo, habilidades, competências e sonhos em função do alcance de objetivos pessoais e profissionais. O processo de Coaching e a sua metodologia são fantásticos em termos de resultados práticos.

Quais são as principais diretrizes da sua empresa 7Consulting para os próximos anos?

Nossa empresa está focada em estudar cada vez mais as reais necessidades de nossos potenciais clientes para oferecer uma solução que realmente agregue valor e resultados tangíveis. Somos muito preocupados em radiografar as causas das principais dores das empresas que atendemos para remediá-las com nossas soluções de consultoria em gestão, software e desenvolvimento de pessoas.

Última atualização da matéria foi há 2 anos


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