Entrevista publicada em 15/07/2019 por Eder Fonseca em Negócios
 
 

“A oferta é muito grande no Brasil”
Francisco Hirota – Presidente do Grupo Hirota Food

Francisco Hirota

Nascido há 46 anos como uma pequena mercearia no bairro do Ipiranga e fundado por uma família de origem japonesa, o Hirota Food possui 36 lojas em São Paulo, 16 no modelo Supermercado e outras 20 Hirota Food Express, de lojas pocket, criado em 2016. Com quase cinco décadas de trajetória, é um supermercado completo que conta com serviços especiais e exclusivo, como as gôndolas com o maior mix de produtos orientais disponíveis em supermercados de São Paulo, que soma mais de 1.000 itens. Além disso, têm pratos prontos e uma praça de alimentação com comida 100% feita pelos mais de 150 funcionários de seu centro produção, o primeiro e único em supermercados. O Hirota é ainda a primeira rede de supermercados a ter o selo ISO 9001 para o SAC. A parceira Daiso By Hirota, maior rede de lojas de produtos criativos do Japão, possui um espaço exclusivo onde oferece utensílios para casa, escritório, papelaria, utilidades domésticas, make, beleza e presentes para toda a família. O Hirota Food Express é inspirado no konbini japonês – a loja de conveniência em que se encontra um pouco de tudo, desde produtos de higiene pessoal até comida pronta para ser saboreada na hora ou levada para casa. Com apenas três anos de atividade, já responde por 8% do faturamento da rede, que, em 2019, deverá alcançar R$ 500 milhões. “Sou movido a desafios”, diz Francisco Hirota, presidente do grupo.

 

O que molda sua visão como empresário?

Sou movido a desafios e acredito que devemos sempre buscar e oferecer o melhor para os nossos clientes. Foi assim que nasceu a nossa rede Hirota, com muito trabalho da família sempre pensando nos nossos clientes.

 

Já foi dito que o senhor é irrequieto, inovador e visionário. Essas caraterísticas relatadas pelos seus pares, são fundamentais na hora de liderar um processo?

Eu vou atrás de tudo o que é novo. Acredito em tecnologia e nas pessoas, nas facilidades e benefícios que nossos clientes e funcionários irão ganhar com uma loja moderna, que facilite a sua jornada de compra.

 

Quais elementos são necessários para se criar uma empresa de valor?

A nossa empresa é dirigida sob quatro pilares: Fé, Família, Escola e Trabalho. Acreditamos que as pessoas que se orientam nestas bases têm tudo para dar certo, crescer, aprender, formar família, ter lugar no mercado de trabalho.

 

Como ambicionar e alcançar a qualidade junto com o crescimento?

É muito importante trabalhar, mas também oriento nossa gente para a qualidade de vida. A hora do almoço é muito importante: saco vazio não para em pé já dizia meu pai. O período de férias é sagrado. Fechamos nossas lojas aos domingos às 14 horas para que todos possam almoçar com suas famílias.

 

Dirigir uma empresa familiar é um desafio. Perpetuar essa empresa se torna um desafio maior?

Vivemos um momento de expansão e de implantação da sucessão, são dois grandes desafios.

 

Sua organização é conhecida por ter foco no atendimento. Em que momento isso se tornou a tona do seu negócio?

O Hirota nasceu com este DNA. Há 46 anos trabalhamos e seguimos o nosso slogan: uma família a serviço das famílias. O que mudou foi que a família cresceu. Hoje somos aproximadamente 1700.
O presidente da rede

Expansão: O presidente da rede, Francisco Hirota (Foto: Alexandre Battibugli/AP)

 

A rede tem 36 unidades e pretende chegar até 2021 como cerca de 100 endereços. Como a Hirota Foods Express ajudará neste crescimento?

As lojas modelo Express, através do formato com até 200 metros, facilitam a expansão, reduzem o custo de operação e farão o contato com os nossos clientes nos diversos bairros de São Paulo. Enquanto abrir um supermercado de 1500 metros demanda forte tempo de negociação do espaço e grande investimento em equipamentos, as lojas Express aceleram os nossos planos.

 

Qual foi o insight fundamental para a criação da Hirota Foods Express?

Sempre fui um apaixonado pela alimentação. Há 20 anos inovamos e trouxemos para o Brasil o primeiro buffet gourmet dentro de um supermercado. O passo seguinte, seguindo a tendência mundial da falta de tempo e da vida dinâmica, foi trazer para o Brasil este modelo de loja, muito conhecido e já muito estabelecido no Japão. Lá este modelo de loja é conhecido como konbini.

 

Como incorporar o conceito do konbini japonês na cultura brasileira?

No Japão são mais de 60.000 konbinis. Somente a 7-Eleven tem 22.000 lojas. O nosso plano foi colocar tempero brasileiro neste negócio oferecendo alimentação rápida, prática e saudável, para o café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar, ou seja, a qualquer momento do dia resolvemos o seu problema com alimentação. Tudo isso adicionado a um mix de conveniência que completa o mix da loja.

 

Quais os diferenciais que serão preponderantes para o sucesso dessa empreitada?

Acreditamos que a cada ano o modelo irá se consolidando, tornando mais conhecido pelo brasileiro. Quando você entra na loja fica encantado com a variedade da nossa Solução em Alimentação, com os produtos importados, com os nossos salgados. O grande desafio é fazer as pessoas voltarem quatro vezes na semana. A oferta é muito grande no Brasil.

Um vídeo da rede Hirota Food

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Eder Fonseca

 
Diretor executivo e editor do Panorama Mercantil.