Entrevista publicada em 30/09/2019 por Eder Fonseca em Negócios
 
 

“Espero felicidade para as crianças”
Diego Navarro – Criador da plataforma Giramille®

Diego Navarro

A Giramille® e sua turma prometem fazer a alegria da criançada. Voltada para o público infantil entre 0 a 4 anos, o desenho tem o objetivo de incentivar a brincadeira, a leitura e a interação das crianças com as canções. Todos os vídeos são didáticos e divertidos, que estimulam todos a brincar, cantar e dançar, sempre respeitando a natureza e o meio ambiente. O conteúdo musical é diferenciado sendo desenvolvido com maestro próprio. Os vídeos são bilíngues e o projeto infantil é uma criação da Dandico Produções, uma produtora 100% nacional. No ar há cerca de um ano, o desenho animado já é sucesso nas mídias sociais: mais de 35 mil seguidores no Facebook, 27 mil no YouTube e 225 mil no Instagram. Segundo Diego Navarro, criador da Giramille®, os atuais desenhos infantis seguem praticamente o mesmo padrão por isso decidiu inovar com a criação da girafinha, que foi aprovada pelo exigente sobrinho e sua filha, que são suas maiores inspirações. Sempre após a inserção do filminho no YouTube, é publicada a versão Escolinha da Giramille, na qual a girafa ensina para sua turma em uma sala de aula na selva, explicando sobre o filme da semana anterior. “A Escolinha da Giramille é apresentada na forma musical. As crianças aprendem sobre espécies de animais e/ou tipos de objetos, formação de palavras (sílabas), singular e plural, quantidades (números) e, ainda, palavras em inglês”, explica Navarro.

 

Diego, fale um pouco de sua carreira para quem ainda não lhe conhece.

Sou formado em Administração, morei no Canadá, fiz pós no IPL, MBA no Ibmec e extensão em Thunderbird, principal escola de empreendedorismo dos EUA. Nossa empresa está inserida no mercado de incorporação e possui um braço também em agrobusiness. Anos atrás entramos no mercado infantil com a Giramille onde abrimos as portas recentemente para o licenciamento da marca na feira Expo Latam.

 

Em que momento surge o anseio para trabalhar com o público infantil?

Foi no ápice da crise em meados de 2017 em um final de semana em Florianópolis. Com a crise não estávamos nos sentindo a vontade em fazer novos investimentos imobiliários no país. Após ficar quase 6 meses nessa situação decidi voltar a empreender em novos seguimentos. Nesse ano também acabei sendo pai pela 1.º vez o que contribuiu na minha decisão e no sucesso da marca.

 

Foi por conta desse anseio que surgiu a Giramille?

Com certeza. Desde sempre sou apaixonado por crianças. O público infantil me contagia. Vendo meus filhos assistindo conteúdo de baixa qualidade na internet fomentou minha vontade de fazer algo novo e de extrema qualidade. Comecei fazendo filmes apenas para meus filhos, depois os filmes viralizaram na internet e tomando uma proporção muito maior.

 

O que deve nortear um canal infantil como a Giramille?

A Giramille foi desenvolvida para proporcionar o melhor conteúdo infantil para as crianças. Desde sempre nos baseamos em qualidade. Diante disso, caprichamos em tudo: conteúdo (temos a consultoria de uma pedagoga), qualidade das músicas feitas com especialistas (músicos e inclusive temos um maestro). A musicalidade é de extrema excelência. A animação também é superior ao que o mercado tem feito. Estamos inseridos no mercado 2D. Os próximos passos são fazer desenhos animados e não apenas musicais e na sequência faremos desenhos 3D. Num futuro próximo queremos entrar no mercado de parques de diversão. Abrimos recentemente o licenciamento.

 

Quais os maiores cuidados quando se trabalha com esse tipo de conteúdo?

Colocar conteúdo com qualidade, não segmentar apenas um nicho, falar para os dois públicos (feminino e masculino). E ainda, não fugir do nosso target (público) que são crianças de 0 a 4 anos. Fazemos três tipos de filmes: desenho musical (cantigas) estimulando a criança a brincar, depois de uma semana que esse filme foi publicado é levado ao ar o mesmo, porém, na versão Escolinha Giramille. A Giramille está numa sala de aula com todos os personagens na qual é apresentado o filme anterior que foi publicado. Nessa aula é ensinado sobre: animais, singular e plural, sílaba (formação da palavra) e a palavra específica em inglês. Além disso, também estimulamos a leitura infantil com os pais.

 

Como tem sido o feedback?

Sensacional. Primeiro começou com a aceitação da minha família, amigos (que tem filhos), etc. Hoje no Instagram somos líderes no segmento com mais de 700 mil seguidores. O feedback é diário e ocorre com crianças e pais. Tem uma interação dos pais, crianças com a mídia social da Giramille.
O criador

Oportunidade: O criador da plataforma Giramille, Diego Navarro (Foto: Divulgação)

 

Quais as principais inovações desse conteúdo em comparação com outros similares?

Qualidade da musicalidade, os filmes são feitos com a consultoria de pedagoga, nosso 2D é apresentado de forma muito superior à concorrência, temos a escolinha da Giramille que explica o vídeo publicado na semana anterior e a leiturinha da Giramille (incentivar as crianças à leitura).

 

Como a internet ajuda na disseminação desses conteúdos?

A Giramille já nasceu no universo da internet. Ela nasceu para essa plataforma e se expandiu do YouTube para outras mídias como Facebook e Instagram. A internet é o que proporciona a Giramille a crescer cada vez mais. Recebemos recentemente um convite para fazer um programa na TV Band. Começamos na TV Band do Mato Grosso (TV Cidade Verde). Já estamos fechando contrato com Google Play, Net Now, TV Vivo, TV Claro, Looke, iTunes. Nossa meta é mais para frente negociar com a Netflix.

 

Quais os maiores obstáculos que devem ser retirados do caminho para levar esse projeto adiante?

O maior obstáculo que tenho até hoje é a terceirização. Ela faz parte, mas sou contra a terceirização. Iniciamos com terceirização, mas quando eu parei remodulei a empresa três vezes e formatei do jeito que eu queria. Com isso eu percebi que a Giramille deveria ter a sua própria agência de publicidade. Temos um estúdio de gravação no qual gravamos com todos os músicos, maestro e cantores. Temos um estúdio de animação com funcionários próprios. A parte comercial (licenciamento) é feita por funcionários próprios também. O maior obstáculo foi tirar a terceirização. A concorrência está aí, olha para nós todos os dias, mas faz parte do mercado. Temos que olhar para o nosso trabalho ser feito da melhor forma.

 

O que você espera com o licenciamento da marca?

Espero que leve para as crianças o melhor possível do mundo mágico da Giramille. Espero felicidade para as crianças. Já fizemos o licenciamento de bonecos. Na próxima feira da ABRIN (março/2020), juntamente com a fábrica Adijomar, serão apresentados os bonecos da Giramille. Será vendido no Brasil todo. Os bonecos serão vendidos no Walmart e Abmart. Isso ainda não está sendo divulgado ao público porque só vai ocorrer no ano que vem. Em breve teremos outros objetos: como cadernos, por exemplo.

Nossos objetos são: 1) levar alegria para as crianças e que elas tenham acesso aos brinquedos Giramille. Toda criança merece brincar e ser feliz. 2) parte dos royalties serão destinados para sempre ao hospital de câncer GRAAC. Essa parceria está em contrato registrado em cartório.

 

Esse conteúdo poderá ser visto em outros meios de comunicação em breve?

Sim. Estamos atualmente na TV Band, do Mato Grosso do Sul. No ano que vem participaremos do Rio2C, maior evento de criatividade e inovação da América Latina. Nessa ocasião seremos observados por diversas emissoras. Também estamos fazendo parcerias com todas as plataformas de Voit. Não recebemos nada do YouTube. Não colocamos anúncios. Não monetizamos no YouTube. Deixamos os filminhos livres para as crianças sem nenhum tipo de anúncio, merchandising.

Um vídeo da plataforma Giramille®

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Eder Fonseca

 
Diretor executivo e editor do Panorama Mercantil.