Entrevista publicada em 31/10/2019 por Eder Fonseca em Design
 
 

“Eu me vejo nas minhas peças”
Linda Martins – Sócia do Maraú Design Studio

Linda Martins

O Maraú Design Studio nasceu do desejo de suas duas sócias (as irmãs Linda Martins e Cris Araújo de fazer algo novo), um espaço totalmente voltado para o design. Um estúdio de criação, onde saem projetos autorais, cheios de personalidade e conteúdo. Cris Araújo, formada em Design de Interiores pela FMU de São Paulo desde 2009, com especialização em Desenho de Interiores, Interior Design Yatch e pós-graduação em Arquitetura de Luxo pela URM de São Paulo, atua em projetos comerciais e residenciais com forte estilo clássico. Linda Martins, formada em design de Interiores pelo IBDI de Santa Catarina, venceu em 2016 o prêmio Nacional “Estudos de um Banheiro Deca”. Em abril de 2017 cursou Tendências para Designers Profissionais no Instituto Marangoni em Milão. Em 2018 e 2019 ganhou premiações internacionais pela A’ Design Award. Apaixonada pelo estilo contemporâneo, com toque industrial e/ou escandinavo, ela atua em projetos residenciais. Ambas estão em constante atualização no mercado, visitando feiras nacionais e internacionais, buscando as últimas novidades e o melhor do design, além de trazerem das viagens um olhar apurado e riqueza cultural que influenciam diretamente o estilo de cada um. “Contar uma história, ter ligação com um estilo ou com as memórias afetivas de quem vai usufruir dele. Isso dá fundamento ao design, torna ele único e cria encantamento”, afirma Linda Martins.

 

Linda, o que um design deve ter além de forma e função?

Além de forma e função, o design precisa ter conceito. Contar uma história, ter ligação com um estilo ou com as memórias afetivas de quem vai usufruir dele. Isso dá fundamento ao design, torna ele único e cria encantamento.

 

O que é fundamental para um designer encontrar a sua identidade única?

Certamente é encontrar o estilo que mais lhe agrada e buscar possibilidades de materiais e métodos de fabricação dentro dele. Porque trabalhamos com criação, em grande parte do tempo intuitiva, então, se o profissional escolhe um caminho com o qual se identifica e possui vasto conhecimento sobre, a criação flui melhor e o trabalho como um todo, ganha unidade.

 

Em que momento você acredita que encontrou a sua identidade e o que fez dela singular?

Eu sempre gostei do estilo contemporâneo, peças com linhas mais retas, minimalistas, dentro desse estilo, me identifiquei com a veia escandinava, que prega a simplicidade, o viver bem, me especializei nesse assunto, então comecei a desenhar peças que agregavam esses conceitos. E naturalmente, meu traço que é mais leve e feminino, foi me levando a criar peças pensando nas mulheres. Não que eu não faça peças masculinas, mas quando você olhar minhas peças como um todo, verá que tem uma leveza, na escolha dos materiais, nos desenhos, na estrutura, nas cores. Eu me vejo nas minhas peças. Elas são resultados de um acervo visual de viagens, de pessoas e de memórias.

 

O mercado em que você atua é dinâmico. Como permanecer atualizado e o que você faz para obter essa atualização?

Hoje, nós temos muitas ferramentas para nos mantermos atualizados. Com a evolução da internet, você consegue acompanhar grande parte das novidades. Mas para os profissionais de design, é imprescindível visitar a Feira do Isaloni de Milão que acontece todos os anos em abril. É de lá que saem todas as tendências, os lançamentos das grandes marcas e você fica mais próximo do mercado de design mais importante do mundo, que é o Italiano. Durante a Semana de Design de Milão, também acontecem vários eventos e cursos que valem a pena participar.

 

Ideias de projetos antigos já foram alicerces ou insights para novos projetos?

Certamente, eu aprendi que não existe má ideia, apenas uma ideia que não está madura o suficiente. Várias vezes eu revisito meus cadernos de desenho e já aconteceu de encontrar móveis interessantes para momentos oportunos.

 

Qual o principal pilar da Maraú Design Studio em sua análise?

Temos alguns pilares que eu considero importante destacar! Conhecer o cliente: embora o nosso DNA será impresso nos ambientes, fazer tudo de acordo com o perfil e os gostos do cliente, é essencial para o sucesso do projeto. Pesquisa: uma extensa pesquisa antecede todos os projetos, para criação de um conceito. Autenticidade: toda parte criativa é feita por nós duas, por isso nossa agenda é apertada, mas o cliente que nos contrata, sabe que nós cuidaremos do projeto pessoalmente.
As designers

Tendências: As designers Linda Martins e Cris Araújo (Foto: Maraú Design Studio)

 

Como a visão da sua irmã Cris Araújo, complementa a sua visão na condução do estúdio?

Temos uma sintonia incrível. Projetamos sempre juntas e uma sempre tem uma dica assertiva, sobre as ideias da outra. Ela também faz a parte administrativa e relacionamento com fornecedores. Meu foco está nos projetos e nas novidades do mercado.

 

As observações externas são importantes em que pontos do seu trabalho?

No processo de criação, gosto de trocar ideias com a Cris. Meus projetos de interiores, sempre terão o aval dela. Agora, quando desenho peças novas de mobiliário, mostro para as pessoas próximas, quando já estão modeladas para ter uma noção de aceitação.

 

O que os seus projetos têm em comum?

Acredito que o estilo! Gostamos do contemporâneo e da leveza das linhas simples. Por isso escolher um estilo é tão importante. O trabalho encaixa.

 

Qual o peso de um prêmio como o A’ Design Award & Competition para o prosseguimento em sua carreira?

Parece clichê, mas é verdadeiramente a realização de um sonho. Quando eu ganhei o primeiro, no ano passado (2018) com a cadeira Lady, grandes nomes do design brasileiro, foram premiados também, isso me deixou confiante. Ser premiada por um dos maiores prêmios de design da atualidade foi uma resposta sobre a minha visão e o meu trabalho, me dizendo que eu estou no caminho certo.

 

O que ainda lhe mantém apaixonada pelo seu ofício?

As possibilidades. Amo a ideia das infinitas criações que ainda podem surgir. Ver o Brasil despontando como um importante produtor do bom design e grandes marcas brasileiras, investindo em design autoral também é inspirador.

Um vídeo da designer Linda Martins

Patrocinado por:
Sapato Site




Imprimir

Eder Fonseca

 
Diretor executivo e editor do Panorama Mercantil.