Entrevista publicada em 16/09/2020 por Eder Fonseca em Negócios
 
 

“Me apaixono todos os dias”
Eduard Fernandes – Hair Stylist e criador da Maison Meyer

Eduard Fernandes

O comércio de rua foi parcialmente liberado. O segmento de salão de beleza já pode voltar ao funcionamento, porém, neste momento, com restrições. O proprietário do espaço Maison Meyer, Eduard Fernandes, fala sobre as adaptações e mudanças em seu estabelecimento. Eduard comenta que não é simples retomar conforme o “novo normal”, mas, sabe que é fundamental se readaptar e estar preparado, com todos os cuidados exigidos pelas normas de saúde. Como neste primeiro momento ainda não podem ser oferecidos todos os procedimentos, o espaço oferece: corte de cabelo, coloração e manicure. O profissional está aproveitando para trazer novidades aos seus clientes em breve. Uma das readaptações é o agendamento, apenas com hora marcada, trazendo um atendimento individualizado. O horário, também foi reduzido, das 11h às 17h. Com todo este cuidado, Eduard celebra. A casa recebeu pela prefeitura, o Selo de Excelência e Qualidade das Boas Práticas de Prevenção à Covid-19. O selo confere que todas as normas de cuidado estão de acordo. O profissional tem se preocupado com todos os detalhes, desde o cuidado personalizado, como a preocupação com os agendamentos, que jamais podem atrasar, para que tudo corra com a máxima segurança e qualidade. Eduard comenta que neste momento é preciso paciência e compreensão.

 

Eduard, esse foi o pior momento que passou como profissional?

Já vi de tudo no ramo da beleza: o auge dos grandes desfiles com foco em cabelos e Make; o surgimento de grandes nomes e marcas profissionais, a ascensão financeira do setor, possibilitando o aquecimento da economia, porém, agora como esse período de estagnação e incertezas, nunca nem sequer imaginei!

 

Como está sendo a sua atuação durante esse período?

Uma reflexão! Estamos vivendo uma nova adaptação no mundo da beleza! A beleza é onipresente, está em todo lugar, a qualquer hora e momento, seja para si mesmo, ou para se apresentar! A beleza é o movimento… é a energia necessária para a apresentação. Quem não deseja estar bonita(o)? No atual cenário que vivemos… o bom profissional tem que se adaptar, se reciclar, estar aberto às novas tendências e situações! Atendimentos individuais, personalizados, virtuais… enfim! Bem-vindo a beleza do “Novo Começo!”

 

E o que espera no pós-Covid?

Os cuidados que já tínhamos, foram intensificados e certamente permanecerão! A precaução deverá ser a palavra-chave para quem pretende ser empresário no ramo da beleza. A dedicação, o esforço para se adequar às exigências se somarão às qualidades profissionais! Reconquistar as clientes através de suas atitudes e projetos implementados no seu salão (isso é primordial). Apresentar a segurança para clientes em vir, e permanecer em seu estabelecimento para se embelezar, requer muito trabalho e claro, um gasto extra (que não poderá ser repassado para o valor dos serviços). Associar saúde à beleza acima de tudo! Essa é a meta! O panorama para o futuro é incerto… Um castelo de areia se desfaz com poucas gotas d’água; então temos muito trabalho a ser feito!

 

Quais serão as novidades trazidas pela Maison Meyer?

Nos adequamos a todas as normas da vigilância, para a prevenção do Covid-19. Contratamos um serviço de gerenciamento em enfermagem para nos dar um suporte em todas as questões relacionadas à saúde. Nossas capas são descartáveis e de uso único. Além disso, implementamos um suporte virtual, onde nossas clientes terão um acesso direto com a Maison, inclusive nos fins de semana.

 

Qual o maior diferencial da sua casa e que fará toda diferença em sua visão?

Ah! Certamente a valorização e o acolhimento! Embelezamos pessoas… pessoas gostam de carinho… de serem bem recebidas, elogiadas, amadas! Mesmo com o distanciamento imposto pela Covid, conseguimos ter o calor humano no atendimento! Criei a Maison, não somente como um mero salão. Temos nosso diferencial, nossa marca (agregamos a arte em toda sua plenitude), eventos, festas e muitas boas risadas para descontrair e alegrar a vida!

 

A criatividade molda o seu trabalho. Como deixá-la sempre em alta?

Reciclagem. Busco sempre estar antenado com todas as tendências! Tudo no universo se transforma… uma música pode se transformar em um belo corte de cabelo (Risos). É preciso deixar as ideias fluírem, acreditar em seu potencial e não ter medo em inovar!
Hair Stylist

Visagismo: O Hair Stylist e empresário, Eduard Fernandes (Foto: Divulgação/AP)

 

Quais são as suas maiores influências para trazer essa criatividade à baila?

A cultura é uma forte aliada nesse processo! Filmes, teatro, documentários, o processo de evolução da natureza, as estações do ano… tudo se destina a uma fonte de inovação e transformação! Observar os trabalhos de outros colegas, suas técnicas e trabalhos também nos possibilitam estarmos em conexão com as tendências!

 

Você tem mais de 25 anos de carreira. Como enxerga o seu ofício depois de todos esses anos?

Trabalhar com a beleza não é fácil! É preciso ter esforço e dedicação acima de tudo! Existem muitos bons profissionais, e para você se manter no topo, dedicação!
Hoje, vejo quantos momentos eternizei com meus trabalhos: casamentos, batizados, inícios de namoro e, acredite: já até maquiei uma cliente minha, muito querida e de muitos anos, quando faleceu! (Risos…) Quando cheguei e a vi sem o seu batom, não consegui! (Risos.) Isso que é a humanização da beleza! Esse é o foco! Hoje vejo o quanto minha profissão é necessária e o quanto ainda tenho para conquistar!

 

A paixão ainda é a mesma do início?

A arte de embelezar foi um dom de Deus! Amo o que faço. Me apaixono todos os dias, por cada cliente que senta em minha cadeira e consigo de alguma forma potencializar o que há de melhor… o amor a si mesma e à vida!

 

O que você absorveu nessa jornada e que foi fundamental para o seu êxito?

Que somos únicos, mas, podemos ser o que desejarmos para sermos felizes; e que a beleza pode nos favorecer no processo da felicidade! Loira, morena, liso, crespos… cores… tudo é permitido, porém, nem tudo me convém! A arte do visagismo foi meu passaporte para o que sou hoje. Aprendi a entender o momento da cliente, conversar. Você sabia que com apenas um corte, um simples corte de cabelo se consegue emagrecer uma pessoa? São várias técnicas que colaboram. Uma coloração pode rejuvenescer. Uma Make, pode lhe tornar mais atraente e em evidência. Para mim, o visagismo é um dom que aprimoro diariamente!

 

Como enxerga a Maison Meyer nos próximos anos?

Uma empresa de base sólida, que não se resume somente a um nome. Temos uma equipe totalmente comprometida com a qualidade e excelência nos serviços prestados. A Maison Meyer é uma marca comprometida em atender e se renovar, aperfeiçoando sempre! O crescimento é certo, com planejamento e muita competência!

Um vídeo do Hair Stylist Eduard Fernandes

Patrocinado por:
Sapato Site




Imprimir

Eder Fonseca

 
Diretor executivo do Panorama Mercantil.