Entrevista publicada em 23/10/2019 por Eder Fonseca em Negócios
 
 

“Sempre ouvimos novas ideias”
Carol Baracat – VP of Marketing da plataforma Lingokids

Carol Baracat

Atualmente sediada em Madri, na Espanha, Carol Baracat nasceu em Garça, interior de São Paulo. Formada em Comunicação Social pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), possui pós-graduação pela Fundação Getulio Vargas (FGV) em Negócios e em Gestão de Sustentabilidade. Antes de atuar na Lingokids, Carol trabalhou em branding & advertising para Nextel, foi diretora de marketing para a América Latina do Spotify e diretora de marketing e conteúdo do GuiaBolso. Em relação ao seu trabalho na Lingokids, uma plataforma líder para crianças entre 2 e 8 anos aprenderem inglês de uma forma divertida, Carol apresenta diferentes desafios. “Já são 10 milhões de usuários em todo mundo, e estamos em plena expansão. Queremos tornar a marca reconhecida e continuar nossa missão de quebrar as barreiras de acesso à educação e oferecer oportunidade para crianças em todo o mundo”, comenta. A executiva ainda afirma: “Primeiramente, temos que dizer que os pais dos filhos de hoje são maioritariamente millennials, e uma de suas principais preocupações é o fato de os filhos passarem muito tempo expostos a telefones celulares ou tablets”. A Lingokids é uma plataforma de aprendizado de inglês, com cerca de 10 milhões de famílias registradas em mais de 180 países. A missão da empresa é romper as barreiras linguísticas e criar oportunidades de aprendizado equitativo.

 

Carol, você é uma experiente profissional da área de marketing digital. Como vê esse setor atualmente?

O setor de marketing digital não para de crescer e oferece novas oportunidades a todos os profissionais. Costumava-se dizer que o setor digital era o futuro. Não é mais: tornou-se o presente.

 

Qual será o próximo desafio do setor?

O próximo desafio do marketing digital será desenhar experiências de compra e consumo integrando novas tecnologias como as assistentes digitais e a realidade aumentada.

 

O que é necessário para um profissional triunfar no ambiente digital?

Eu acho que é necessário ser uma pessoa de mente muito aberta, com ideias criativas, organizadas e com muita adaptabilidade. É um setor em constante mudança que avança rapidamente, portanto, é necessário estar ciente das novas tendências e necessidades que possam surgir.

 

O que você recomenda para aspirantes dessa profissão?

Recomendo muito ler, pesquisar, ouvir e aprender com outras pessoas.

 

O que lhe seduziu para aceitar o desafio da Lingokids?

O Lingokids surge da premissa de ensinar inglês para crianças, mas de uma maneira nova e inovadora. Além disso, é uma empresa aberta e inclusiva, com profissionais de todo o mundo e um ótimo ambiente de trabalho, onde você sempre procura melhorar, avançar e onde todos podem contribuir com suas ideias.

 

Quebrar barreiras de acesso à educação é um dos motes da Lingokids. Quais outros você considera serem necessários?

Existem vários motes da Lingokids que considero muito importantes, além da igualdade no que diz respeito ao acesso à educação e ao aprendizado de idiomas. Um deles é o “playlearning” ou “play by doing”. O método Lingokids é imersivo e promove as crianças a aprenderem enquanto brincam. Algo fundamental para o Lingokids é também dar as boas-vindas a todos os pais e famílias, sejam eles quais forem, para aprender e se divertir com as crianças, fortalecendo os laços que as unem e criando momentos e lembranças inesquecíveis.
A executiva

Plataforma: A renomada executiva Carol Baracat da Lingokids (Foto: Divulgação)

 

Quais os maiores cuidados que se deve ter quando se trabalha para um público tão verdadeiro como são as crianças?

Primeiramente, temos que dizer que os pais dos filhos de hoje são maioritariamente millennials, e uma de suas principais preocupações é o fato de os filhos passarem muito tempo expostos a telefones celulares ou tablets. A Lingokids, nesse sentido, quer promover a tecnologia de maneira segura e com o objetivo de, além de aprender inglês, também aprender os valores necessários para a sociedade e o mundo de hoje: igualdade e inclusão, pensamento crítico, cuidado do meio ambiente. Tudo isso, em um app 100% seguro, sem publicidade, com conteúdo aprovado por professores e especialistas em educação, nativos e testado pelas próprias crianças.

 

Inovar é essencial no mundo dos negócios. Como enxerga a inovação?

Penso que inovação está muito ligada a nossa capacidade de “unlearn”, desaprender, ou fazer o esforço de esquecer o seu jeito de fazer algo para que possa aprender um novo jeito e às vezes um jeito melhor.

 

Como pretende incluí-la na Lingokids?

Na Lingokids estamos sempre ansiosos de desaprender para aprender coisas novas (são necessários erros para aprender), sempre ouvimos novas ideias e experimentamos coisas, por mais loucas que possam parecer, sempre alinhadas com os valores da empresa e, obviamente, com o que os usuários do Lingokids exigem. A inovação coloca você à frente dos seus concorrentes e ajuda a entender melhor seus usuários.

 

O que você deve trazer como expertise para a plataforma e que foram oriundas de experiências passadas em outras organizações?

Acredito que minha experiência é útil nessa fase de expansão da marca e de sua proposta de valor. Temos como desafio expandir os canais de comunicação, de construir uma marca e de criar ações que sejam relevantes para nosso público.

Um vídeo da plataforma Lingokids

Patrocinado por:
Sapato Site




Imprimir

Eder Fonseca

 
Diretor executivo e editor do Panorama Mercantil.