Entrevista publicada em 28/02/2020 por Eder Fonseca em Negócios
 
 

“Sou uma mulher de muita fé”
Adriana Restum – Criadora das marcas Planet Girls, AR, Hot Point e da rede Top Brands Fashion

Adriana Restum

Adriana Restum começou trabalhando em uma fábrica de botões no interior de São Paulo e, desde muito nova, começou a pensar em investir em moda, que era uma paixão. Hoje em dia, ela é dona de diversas empresas do seguimento. A empresária conquistou definitivamente o respeito e o reconhecimento do mercado com sua visão sobre os negócios, prova disso está nas diversas indicações e prêmios por ela recebidos no meio empresarial, dentre eles: “Prêmio Adela Villas Boas Mulher do Ano” (2006); “Empreendedor da América Latina” (2010); Top Empreendedor (2010); Qualidade Empresarial (2011); Superbrands (2012); Top of Business (2012); Mãos e Mentes que Brilham (2012); Prêmio Dia Internacional da Mulher (2016); Prêmio Adela Villas Boas Mulher do Ano (2016). Prêmio Mulher do Ano (2018) e Prêmio “Mãos e Mentes que Brilham” (2018). A Planet Girls (uma de suas principais marcas), conta atualmente com mais de 35 lojas. A marca nasceu em 1997 a partir do sonho da Adriana Restum, de criar uma marca que deixasse as mulheres sensuais, poderosas e românticas. A AR – Adriana Restum Store, marca que leva o nome da Adriana Restum, surgiu há oito anos e é encontrada em 80 lojas multimarcas do Brasil. Suas outras marcas são a Hot Point (marca surfwear, streetwear e casual) e a Top Brands Fashion (rede com mais de 15 lojas em vários estados do Brasil que tem viés jeanswear).

 

Adriana, o que foi fundamental para o seu triunfo no mundo dos negócios?

Sempre fui muito focada, tinha muitos sonhos e fui atrás. Pesquisei o mercado, participei de cada etapa do processo, desde modelagem até a construção das lojas. Cansei de varar a noite em obras para entregarem em tempo. Acordo muito cedo todos os dias e tenho muita fé!

 

O que ainda existe da Adriana que começou trabalhando em uma fábrica de botões na Adriana que se tornou uma empresária bem-sucedida?

A essência não mudou. Hoje tenho mais bagagem da vida, mas a essência da menina sonhadora é o que me move a sempre estar conquistando coisas novas. Ainda me emociono com cada loja aberta.

 

Que cuidados que se deve ter quando várias empresas estão sob a sua administração?

Muita organização. Se tudo não for muito organizado você perde o controle e a saúde. A organização é a chave para uma carreira bem-sucedida.

 

Quais os principais pilares das suas empresas em sua análise?

Fé com certeza, amor e autoestima. Valorizo muito cada pessoa da minha equipe para que cada peça, cada loja, cada ação chegue com o mesmo amor que transmito. Quero sempre imprimir minha personalidade no meu trabalho.

 

Muitos dizem que você é dona de uma visão particular e bem apurada. Como essa visão foi moldada ao longo do tempo?

Estudo bastante e sempre fui curiosa. Analisei muito cada passo do mercado. Além disso, ainda conto com a minha intuição.

 

Em que momento as observações externas foram fundamentais para o sucesso dos seus empreendimentos?

Sempre procuro escutar minha equipe e meus clientes. Na hora de fazer uma coleção, penso sempre no que imagino que o meu público necessite naquele momento.
Planet Girls

Visão: A fundadora da marca Planet Girls, Adriana Restum (Foto: Reprodução/AP)

 

A intuição já foi sentida em algum período da sua trajetória como empresária?

Sempre. Sou uma mulher de muita fé e sempre antes de iniciar uma jornada escuto minha intuição.

 

Como um líder de negócios deve se comportar num mundo altamente competitivo e conectado como o atual?

Não ter medo de colocar suas ideias e pensamentos em prática. Às vezes perdemos oportunidades por medo de falar o que pensamos.

 

Uma das suas empresas mais vistosas é a Planet Girls. Quais ingredientes foram essenciais para essa marca se tornar conhecida como “a grife das estrelas?”.

A modelagem das meninas pipas valoriza muito o corpo da mulher, faz ela se sentir empoderada e amada. A aliança com os artistas foram muito importantes também.

 

É possível antever uma tendência?

Sim. Minha equipe e eu viajamos muito e trazemos muita coisa em primeira mão.

 

O que traz credibilidade e o que pode fazer essa credibilidade se dissipar no setor em que atua?

Penso que a Planet Girls entende a mulher brasileira. É isso que criou uma conexão muito forte! Além disso, sou participativa em cada detalhe das minhas empresas, chego junto mesmo. Acredito que isso ajude a passar confiança para os clientes finais.

Um vídeo da empresária Adriana Restum

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Eder Fonseca

 
Diretor executivo e editor do Panorama Mercantil.